domingo, 23 de novembro de 2008

Publicações sobre Lévi-Strauss


Aproveitando a ocasião do aniversário de cem anos de Lévi-Strauss, foram lançados alguns livros com enfoques variados sobre a obra do antropólogo francês. Abaixo, do lado direito, na seção Livro do Mês, há uma pequena lista destas publicações recentes.

Mesmo não sendo tão recente, cabe o destaque ao volume sobre Lévi-Strauss publicado pelas Éditions de L'Herne, cujas coleções, para a mim, são de excelente qualidade. O caderno dedicado a Lévi-Strauss saiu em 2004 e foi dirigido por Michel Izard.

Lévi-Strauss no Laboratoire d'Anthropologie Sociale


O Laboratório de Antropologia Social foi uma instituição de pesquisa criada por Lévi-Strauss em 1960, pouco tempo depois de sua eleição para o Collége de France (1958).
Em função das comemorações do centenário de Lévi-Strauss, o Laboratório preparou uma página especial em seu site na internet, com várias informações sobre seu fundador, links para entrevistas, além de uma listagem de homenagens realizadas em vários países do mundo. Para ver clique aqui.

Centenário de Claude Lévi-Strauss em Paris



No dia 28 de novembro, o antropólogo Claude Lévi-Strauss completa 100 anos. Lévi-Strauss dispensa maiores apresentações, porém não custa lembrar particularmente que ele teve uma considerável influência na antropologia brasileira, desde sua passagem como professor da Universidade de São Paulo nos anos 30. O estruturalismo saiu de moda, mas foi no campo da etnologia indígena que a contribuição de Lévi-Strauss parece mais duradoura e marcante, principalmente após a publicação, entre as décadas de 1960 e 1990, dos diversos volumes de análise dos mitos indígenas, as Mitológicas.

Nesta semana, em Paris, haverá uma série de eventos comemorativos do centenário. Abaixo segue a programação de um deles, a ser realizado no Colège de France a partir do dia 25.



Já o Museu do Quai Branly preparou uma jornada especial de homenagens, no dia 28 de novembro, com exposições de objetos e fotografias, projeçoes de filmes, e sessões de leitura de trechos das obras de Lévi-Strauss, que serão realizadas por uma centena de convidados, entre artistas, escritores e antropólogos, incluindo-se alguns brasileiros, como Carlos Fausto e Aparecida Vilaça.