domingo, 23 de novembro de 2008

Centenário de Claude Lévi-Strauss em Paris



No dia 28 de novembro, o antropólogo Claude Lévi-Strauss completa 100 anos. Lévi-Strauss dispensa maiores apresentações, porém não custa lembrar particularmente que ele teve uma considerável influência na antropologia brasileira, desde sua passagem como professor da Universidade de São Paulo nos anos 30. O estruturalismo saiu de moda, mas foi no campo da etnologia indígena que a contribuição de Lévi-Strauss parece mais duradoura e marcante, principalmente após a publicação, entre as décadas de 1960 e 1990, dos diversos volumes de análise dos mitos indígenas, as Mitológicas.

Nesta semana, em Paris, haverá uma série de eventos comemorativos do centenário. Abaixo segue a programação de um deles, a ser realizado no Colège de France a partir do dia 25.



Já o Museu do Quai Branly preparou uma jornada especial de homenagens, no dia 28 de novembro, com exposições de objetos e fotografias, projeçoes de filmes, e sessões de leitura de trechos das obras de Lévi-Strauss, que serão realizadas por uma centena de convidados, entre artistas, escritores e antropólogos, incluindo-se alguns brasileiros, como Carlos Fausto e Aparecida Vilaça.

Nenhum comentário: