quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Mökam ne kuben ã pia'àm kêt?

Mas que falta de respeito com o velho! Custava ter pedido educadamente para ele despachar a bagagem? Afinal, com tantas armas circulando livremente pelo Brasil – incluindo-se granadas, sub-metralhadoras, fuzis anti-aéreos – qual o perigo real de uma caixa de cartuchos 22 que, todos sabemos, serão usados para caçar uns pobres queixadas ruidosos e uma ou outra anta distraída?


Diário de Cuiabá
Quinta, 13 de dezembro de 2007
Edição nº 11990 13/12/2007
(http://www.diariodecuiaba.com.br/)

Raoni é preso no aeroporto com munição

Liderança indígena caiapó portava, em sua bagagem, balas de armamento calibre 22, que foram detectadas pelo raio-x. Ele ainda desacatou policial federal

ADILSON ROSA
Da Reportagem

O cacique Raoni Metuktire foi preso ontem à tarde no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, acusado de posse ilegal de munição e desacato a um policial federal. Ele chegou num vôo de Brasília e pegaria outro para Sinop (a 500 quilômetros de Cuiabá) e, na hora do reembarque, o sistema de raio-x detectou algumas munições em sua bagagem. Funcionários do setor de segurança do aeroporto acionaram o policial federal de plantão.


Cacique foi levado para sede da PF como preso
comum, já que é civilizado e perdeu prerrogativas de indígena


Durante a verificação, o líder indígena ainda cometeu desacato contra o policial, o que resultou em mais um delito, além do porte irregular de munição. Ao analisar a bagagem de Raoni, o agente federal encontrou várias munições calibre 22, cujo transporte é proibido sem licença prévia. Testemunhas disseram que Raoni ironizou o trabalho do agente federal, que, do aeroporto, o levou de camburão para a Superintendência da Polícia Federal (PF), no centro de Cuiabá.

A reclamação do líder indígena em relação à ação do agente federal chegou a atrasar o embarque de outros passageiros. Até então, muita gente não sabia que se tratava do famoso líder indígena, amigo do cantor Sting.

“O policial foi desacatado pelo indígena e acabou sendo autuado pelos dois crimes que são afiançáveis em juízo”, explicou o delegado executivo da PF, José Maria Fonseca. “Se o advogado dele quiser liberá-lo, deverá procurar a Justiça Federal”. Até o fechamento desta edição, Raoni continuava nas dependências da PF e seria encaminhado para a Penitenciária Regional do Pascoal Ramos, para onde são levados os presos federais.

Fonseca lembrou que, por se tratar de um índio civilizado, Raoni perdeu as prerrogativas dos índios, considerados inimputáveis – que não respondem pelos atos, situação semelhante aos adolescentes – e responde pelos crimes comuns.

Índios da etnia caiapó de Colíder, onde Raoni mora, começaram a se mobilizar ontem quando para protestar contra a prisão do líder e estariam até pensando em vir para Cuiabá com tal fim.

NOTORIEDADE - Raoni Metuktire é um dos indígenas mais conhecidos em todo o mundo. Nascido em Mato Grosso, ele é considerado o chefe da etnia caiapó e participou diversas vezes de campanhas e ações internacionais em prol de seu povo, do Parque Nacional do Xingu e da floresta Amazônica. Antropólogos estimam que Raoni tenha cerca de 70 anos de idade, apesar de ele não ter registro civil.

O índio foi descoberto pelo sertanista Orlando Villas Boas em 1954 e, anos depois, em 1989, se tornou conhecido pela Europa ao acompanhar o cantor inglês Sting em uma turnê, na qual o tema do disco divulgado pelo artista era a luta contra a invasão de terras indígenas.

Nenhum comentário: